segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Reunião 22/02/2013

Sexta-feira, 22 de fevereiro, de 16h às 17:30 na sala 03 do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará, aconteceu a reunião semanal do Grupo de Estudos em Ludwig Feuerbach. Estiveram presentes: Daniel Pereira Honorato, Amadeu José Hercules Furtado, Paulo Henrique P. de Castro, Antonio Célio Leite de Oliveira Filho, Marcos Paulo Souza Caetano, Antonio Tibério Cavalcante do Nascimento, Camilla Muniz, José Luiz Silva da Costa, Luís Guilherme Stender Machado e Vera do Nascimento Alves. Na ocasião, encerramos o capítulo 10° da Essência do Cristianismo, intitulado "O Mistério do Misticismo ou da Natureza em Deus" e demos início ao estudo dos dois primeiros parágrafos do 11° capítulo da mesma obra, intitulado "O Mistério da Providência e da Criação a partir do Nada".
No final do capítulo 10, vimos a reflexão de J. Böme sobre a natureza e a doutrina da natureza em Deus que pretende fundamentar o deísmo através do naturalismo. No capítulo 11, Feuerbach fala que a criação é a palavra de Deus pronunciada, a palavra criadora, a palavra interior, idêntica ao pensamento. O autor vê a criação a partir do nada como a mais alta expressão da plenipotência. 
No final do encontro, foi decidido em votação que o Grupo se reunirá durante o mês de março, período de férias na Universidade. Durante todo o mês de março, será estudada a mesma obra (A Essência do Cristianismo), porém, a partir do primeiro capítulo, para revisar os pontos principais e também para que os iniciantes possam conhecer a obra desde o princípio. Quando retornarem as aulas, na primeira sexta-feira de abril (dia 05) retomaremos os estudos a partir do terceiro parágrafo do capítulo 11.
Portanto, dia 01 de março, sexta-feira, o grupo de estudos em Ludwig Feuerbach estará reunido, no mesmo horário e local.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário